Na pintura, na literatura, no cinema e na vida real, a Pensão é um lugar altamente simbólico de um pequeno mundo, pleno e à parte, no qual nos podemos esconder das realidades mais adversas . A contradição e os excessos de lirismo e de imaginação subsistentes ao neo-romantismo têm, em Hundertwasser, a sua concretização em matéria de sociologia do habitat. O “Manifesto do Bolor contra o Racionalismo na Arquitectura”, datado de 1958, recusa o racionalismo da linha recta e da arquitectura funcional, afirmando a liberdade geral de construir. O texto introduz o bolor aumentado, sujeito à sua lei orgânica de expansão, que deve fazer fermentar as estruturas e rebentar a linha recta das casas. Cada habitante deve cultivar o seu próprio bolor doméstico. A metáfora do bolor torna-se, assim, a imagem parabólica da espiral expansiva do indivíduo.
Foi aqui que residiu, durante a esperança média de vida de um português a linha do vale do Vouga, agora, na sobremodernidade, parte do interesse turístico fugiu por outras avenidas e com ele a recuperação destes modelos de conforto. [FIM]
Foi aqui que residiu, durante a esperança média de vida de um português a linha do vale do Vouga, agora, na sobremodernidade, parte do interesse turístico fugiu por outras avenidas e com ele a recuperação destes modelos de conforto. [FIM]
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