As letras enfáticas na fachada da Pensão indicavam um mundo em que se podia confiar, dando a ilusão de um cosmopolitismo a quem viajava por estas paragens. Por ali passavam políticos, aristocratas, artistas, padres e exilados da II Guerra Mundial, exemplos de modernidade que encontraram neste edifício um lugar neutro, com um ar distante, que o faz permanecer imperturbável até aos nossos dias.
Hoje, é um daqueles casos em que não se percebe muito bem se é o edifício ou o sítio que confere consistência ao conjunto. A Pensão ocupa a quase totalidade de um talhão onde resta algum espaço para jardim, à frente, e para as couves, atrás. Aqui existe uma fachada estranha e fria, projectada pela tranquilidade da fachada urbana, quase sem autor, suavemente acrescentada e mantida ao longo do século XX. É um exemplo do que resta no mundo cada vez mais normalizado dos estabelecimentos hoteleiros.
Hoje, é um daqueles casos em que não se percebe muito bem se é o edifício ou o sítio que confere consistência ao conjunto. A Pensão ocupa a quase totalidade de um talhão onde resta algum espaço para jardim, à frente, e para as couves, atrás. Aqui existe uma fachada estranha e fria, projectada pela tranquilidade da fachada urbana, quase sem autor, suavemente acrescentada e mantida ao longo do século XX. É um exemplo do que resta no mundo cada vez mais normalizado dos estabelecimentos hoteleiros.
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