No processo camarário apenas consta um diploma no sentido de transformar a casa do Sr. Laranjeira em Pensão, assinado pelo presidente da Câmara, Dr. Arménio Maia, em 1946. Das transformações registadas, apenas uma caiação em 1962 (há anos que a casa não sabe o que é uma demão de tinta), e uma ampliação para a casa do motor em 1976. Ainda assim, as poucas referências encontradas permitem-lhe um encanto, que, mais do que à arquitectura, fica a dever-se ao mistério que envolve os seus actuais proprietários.
As inundações assumem agora aspectos de catástrofe. As torneiras fazem escorrer a água pelo soalho infiltrando-se nas paredes. Os quartos são semelhantes a casernas abandonadas durante uma operação militar, a atmosfera estagnada, a tinta envelhecida, o cheiro a nafta e a humidade consomem o espírito. “Aqui tudo tem claridade suficiente e a deliciosa obscuridade da harmonia. Um odor infinitésimal do mais delicado gosto, a que se mistura uma certa humidade muito ligeira.” Aqui respira-se o mofo da desolação e o isolamento dos quadros de Hopper, através das ruas e bares, teatros e hotéis. Para ele, a cidade, apesar da multidão significa solidão, tema central da sua obra e de Hotel by a Railroad de 1952.
As inundações assumem agora aspectos de catástrofe. As torneiras fazem escorrer a água pelo soalho infiltrando-se nas paredes. Os quartos são semelhantes a casernas abandonadas durante uma operação militar, a atmosfera estagnada, a tinta envelhecida, o cheiro a nafta e a humidade consomem o espírito. “Aqui tudo tem claridade suficiente e a deliciosa obscuridade da harmonia. Um odor infinitésimal do mais delicado gosto, a que se mistura uma certa humidade muito ligeira.” Aqui respira-se o mofo da desolação e o isolamento dos quadros de Hopper, através das ruas e bares, teatros e hotéis. Para ele, a cidade, apesar da multidão significa solidão, tema central da sua obra e de Hotel by a Railroad de 1952.
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