Os versos
que te digam
a pobreza que somos
o bolor
nas paredes
deste quarto deserto
os rostos a apagar-se
num frémito do espelho
e o leito desmanchado
o peito aberto
a que chamaste
amor.
CARLOS DE OLIVEIRA
Augusto Abelaira
"Publicado em 1968, ou seja, pouco tempo antes de o homem de Santa Comba cair da cadeira, Bolor é, desde o título, uma referência hipocrática à situação portuguesa no final da década terrível de 60. O drama ideológico e político nacional foi contudo desviado, neste romance, para esse modelo social permanente que é na sua obra o casal (e o casamento «burguês», como se diria, mais ideológica do que historicamente, à época). É este talvez o nó cego do seu tão peculiar realismo, dividido que está entre a parcelarização analítica que o casal significa e permite e a contraface utópica dos realia fornecida pelo palácio encantado da arte."
O Instituto de Meteorologia prevê para amanhã, dia 25, valores da temperatura mínima do ar abaixo dos 0°C nas regiões do interior Norte e Centro, estendendo-se ao interior Sul a partir de quarta-feira. O vento poderá soprar moderado a forte nas terras altas. Espera-se que esta situação meteorológica se mantenha até ao fim-de-semana.
Aconselha-se o acompanhamento da situação meteorológica no site do I.M. (www.meteo.pt) e o seguimento das recomendações do S.N.B.P.C. – Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (www.snbpc.pt) e da D.G.S. – Direcção Geral de Saúde (www.dgsaude.pt).
"Jorge Figueira iniciava assim, no Mil Folhas, o seu texto sobre a obra que haveria de vencer o Prémio Secil 2003. Confirmou-se este ano a exemplaridade deste projecto, quer no âmbito da operação Euro 2004 (pouco interessante em "resultados" arquitectónicos ou mesmo urbanísticos), quer no percurso do seu autor, constituindo uma espécie de "pedra de fecho" de uma produção em fase de recobro."
Era Sexta e tínhamos combinado ir ao Cine Teatro Dr Morgado ver A Quimera do Ouro. O consagrado filme fazia-se acompanhar pela composição original de 3 músicos preparada em 2003 para a obra-prima de Chaplin.
A descoberta e a surpresa deveria ter deixado o pessoal suspenso e atento, mas o mundo nem sempre é como pensamos.
"Mas éramos nós os dois e mais uma rapariga que tomava notas, naquela sexta-feira fria do Inverno, mais ninguém durante aquela hora toda. E o que podia parecer-me um luxo, estar sozinho num cine-teatro, entristeceu-me; para quê tudo isto, este trabalho, esta investigação, para quê a luz eléctrica?"
Filme Concerto
14, sexta às 21h30 [Janeiro 2005]
Chaplin revisitado
Três músicos prepararam esta composição original em 2003 para uma obra-prima de Chaplin, mas poucos terão ouvido o “Heart of Trio” … ao contrário, o filme “A Quimera do Ouro” é conhecido por todos. A universalidade de Chaplin e uma nova composição sonora para o filme sugerem uma revisitação, que todas as idades podem usufruir!
“A Quimera do Ouro”, realizado em 1925, foi para Chaplin o “filme pelo qual gostaria de ser recordado”. É uma das maiores comédias de Chaplin, e um dos momentos mais antológicos da história do Cinema encontra-se aqui: a fome faz Charlot comer as botas que cozinhou. “A Quimera do Ouro” ficará como uma das obras mais completas de Chaplin, aquela onde talvez se exprima melhor a grandeza trágica de Charlot.
Comum - Rede Cultural
Bem Haja.
Coze-se o feijão e guarda-se. Entretanto guiza-se o entrecosto, temperado com alho e um pouco de vinho branco. Acrescenta-se água para fazer o arroz corrido e já no final, quando estiver quase cozido, acrescenta-se o feijão.
Variante: No tempo dos espigos de couve, pode-se juntar alguns antes de meter o arroz, deixando cozer um pouco antes de o fazer. Põe-se então o arroz e mexe-se com colher de pau; só no final se juntam os feijões.
Uma paisagem imóvel, vazia, à beira do silêncio.
0 Comments Published by POP on 12 janeiro 2005 at 10:34.Composto nos últimos anos da sua vida, Die Winterreise é uma das criações mais sublimes do romantismo musical alemão - uma paisagem imóvel, vazia, à beira do silêncio.
Viagem de Inverno
de Franz Schubert
Maria João Pires (piano) e Rufus Müller (voz)
14_sexta às 21h30
75 minutos s/ intervalo
> 12 anos
Preço C
Viriato Teatro Municipal
Largo Mouzinho de Albuquerque, Apartado 1057
Geral: (+ 351) 232 480 110 Fax: (+ 351) 232 480 111
Bilheteira: (+ 351) 232 480 119
e-mail: geral@teatroviriato.com
Mofomag Online Competition (MOC) - Ponto da Situação
0 Comments Published by POP on 09 janeiro 2005 at 22:42.PAULO: 5 RESPOSTAS
HELDER: 3 RESPOSTAS
Outras respostas enviadas: "Qualquer um vê que é o Gorge Bush, ao fim de passar por uma visita ao Iraque “Capitalista”"; "é o bin laden daqui a 30 anos"; "é o fidel momentos antes da queda"; "Avelino Ferreira Torres vs Marcador Electrónico - Estádio Municipal de Marco de Canavezes"; "ao som de wales".
Lafões terá planeamento estratégico “pensado para 15 anos”. Terá ? 15 anos ?
2 Comments Published by POP on 08 janeiro 2005 at 17:52.Até 2006, altura em que será apresentado o relatório final, a equipa técnica do IERU, que conta com o auxílio do parceiro local, a Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões (ADRL), e um grupo de prospectiva constituído por 20 representantes das mais variadas actividades da região, desde autarcas a empresários, irá desenvolver um trabalho de diagnóstico local.
O objectivo é identificar "um conjunto de problemáticas que estão a travar o desenvolvimento da região e que necessitam de ser ultrapassadas".
Lafões, constituída pelos concelhos de Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vouzela, é a única região portuguesa a participar no projecto europeu financiado pelo programa INTERREG IIIB – Espaço Atlântico e em que estão envolvidos parceiros de vários países (Portugal, Espanha, França, Escócia e Irlanda). Para a escolha de Lafões contribuiu o facto de o IERU já ter realizado dois trabalhos anteriores acerca da região.
Do projecto AGATE irão resultar projectos estruturantes para Lafões que depois serão disponibilizados às autarquias e demais agentes locais.
A presidente da ADRL, Carmo Bica, não tem dúvidas que se está "a construir um planeamento estratégico pensado para 10, 15 anos".
O resultado do estudo pode constituir-se como elemento agregador de uma região onde "não há visão global". "Cada concelho tem as suas políticas", lamenta Carmo Bica.
A presidente da ADRL tem esperança que o estudo, ou uma parte, esteja já disponível por altura das próximas eleições autárquicas e que "as diversas candidaturas" o utilizem para definir as prioridades do desenvolvimento local.
Texto de Fernando Giestas no Jornal do Centro de 07.01.2005
A Imagem Parabólica da Espiral Expansiva do Individuo
0 Comments Published by POP on 05 janeiro 2005 at 22:38.GRAÇA DIAS, M. – “Pensão Ninho das Águias”. In: JA n195, Março/Abril de 2000.
ALVES COSTA, A. – “Bem diferente de Lino foi Jõao Marcelino Queiroz”. In: JA n195, Março/Abril de 2000.
ESTRIGA, J. – “ Hotel do Facho, Foz do Arelho, 1910”. In: JA n196, Maio/Junho de 2000.
RIBEIRO, I. - “Raul Lino, Pensador Nacionalista de Arquitectura”. FAUP, 1994.
TEOTÓNIO PEREIRA, NUNO – “O Portugal Desaparecido”. In : Tempos, lugares, pessoas. Público.
ANTÓNIO NABAIS, CARLOS RODRIGUES, MANUEL MARTINHO – “Oliveira de Frades”. Câmara Municipal, 1991
MANUEL GUIMARÃES, ANTÓNIO VALDEMAR – ‘Grandes hoteis de portugal’.
BLUM, DANIEL e CLARA AZEVEDO, LUCIA VASCONCELOS –“Splendid Isolation-em busca do mito do grande hotel”. 1999.
JORGE , LÍDIA – “O jardim sem limites”. Planeta Agostinho. 1995.
RENNER, ROLF GÜNTER - “Edward Hopper 1882-1967 Transformações do Real. Taschen. 2003.
RESTANY, PIERRE - “Hundertwasser". Taschen. 2001.
Coze-se uma galinha inteira, com os “miúdos” cortados finamente, juntamente com cenoura cortada miudinha e massa de estrelinha. Podem também incluir-se os ovos da galinha.
Na hora de servir, desfia-se parte da galinha e junta-se ao caldo.