mofo

mofo is having a massage [ mofo is getting a massage and will return soon ]


"O Desenvolvimento Integrado da Região de Lafões" é o tema central do projecto AGATE (Agricultura, Aglomeração Atlântica & Território) em curso desde Junho de 2004 sob responsabilidade do Instituto de Estudos Regionais e Urbanos (IERU) da Universidade de Coimbra.
Até 2006, altura em que será apresentado o relatório final, a equipa técnica do IERU, que conta com o auxílio do parceiro local, a Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões (ADRL), e um grupo de prospectiva constituído por 20 representantes das mais variadas actividades da região, desde autarcas a empresários, irá desenvolver um trabalho de diagnóstico local.
O objectivo é identificar "um conjunto de problemáticas que estão a travar o desenvolvimento da região e que necessitam de ser ultrapassadas".
Lafões, constituída pelos concelhos de Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e Vouzela, é a única região portuguesa a participar no projecto europeu financiado pelo programa INTERREG IIIB – Espaço Atlântico e em que estão envolvidos parceiros de vários países (Portugal, Espanha, França, Escócia e Irlanda). Para a escolha de Lafões contribuiu o facto de o IERU já ter realizado dois trabalhos anteriores acerca da região.
Do projecto AGATE irão resultar projectos estruturantes para Lafões que depois serão disponibilizados às autarquias e demais agentes locais.
A presidente da ADRL, Carmo Bica, não tem dúvidas que se está "a construir um planeamento estratégico pensado para 10, 15 anos".
O resultado do estudo pode constituir-se como elemento agregador de uma região onde "não há visão global". "Cada concelho tem as suas políticas", lamenta Carmo Bica.
A presidente da ADRL tem esperança que o estudo, ou uma parte, esteja já disponível por altura das próximas eleições autárquicas e que "as diversas candidaturas" o utilizem para definir as prioridades do desenvolvimento local.

Texto de Fernando Giestas no Jornal do Centro de 07.01.2005

2 Responses to “Lafões terá planeamento estratégico “pensado para 15 anos”. Terá ? 15 anos ?”

  1. # Anonymous Anónimo

    Conferência Agua na Região Centro
    4-Março-2006
    Centro da Cultura, Santa Comba Dão  

  2. # Anonymous Anónimo

    Conferência Da Nascente Até à Foz
    Causas e Consequências da Qualidade da Água na Região Centro
    http://antoniopovinho.blogspot.com/2006/02/conferncia-gua-da-nascente-at-foz-4.html
    adrl@clix.pt  

Enviar um comentário

  • IGUANA _ uma exposição com mofo
  • www.flickr.com
    This is a Flickr badge showing photos in a set called iguana. Make your own badge here.
Free Web Counter
XML

Powered by Blogger

make money online blogger templates



© 2006 mofo | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online.