mofo

mofo is having a massage [ mofo is getting a massage and will return soon ]


SAO CRISTOVAO

“As Beiras e a presença de Cister”
Nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, o antigo convento cisterciense vai acolher um serão cultural. Em discussão vai estar o legado de Cister em Portugal. O encontro vai incluir uma visita guiada ao que resta do mosteiro.

s cristovao

Ordem de Cister e Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões

A Ordem de Cister, fixada em Portugal desde o século XII, acompanhou a formação do território. Segundo informações disponibilizadas no site do IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico), a congregação foi implantando, progressivamente, os seus mosteiros nas regiões Centro e Norte, sob a protecção régia.
Os monges contribuíram para a colonização e desenvolvimento das áreas ocupadas e introduziram técnicas agrícolas inovadoras, acompanhadas de uma grande disciplina de organização do espaço. Ainda no site do IPPAR é frisado que o que singularizou a Ordem de Cister foi a relação dos mosteiros com a paisagem.
A fundação do Convento de São Cristóvão de Lafões ocorreu na primeira metade do século XII. E, de acordo com Walter Osswald, presidente do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, o Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões "é um dos primeiros fundadores em Portugal da ordem impulsionada por S. Bernardo". O médico indica que, a par do mosteiro de que é proproprietário, surgiu o convento de S. João de Tarouca.
Os frades de S. Cristóvão de Lafões começaram por professar na ordem Beneditina; ingressando, posteriormente, na ordem de Cister. "Os outros mosteiros cistercienses são em evocação de Santa Maria; só em S. João de Tarouca e S. Cristóvão de Lafões é que não mudaram os santos padroeiros" - explica Walter Osswald.
Segundo um inventário, elaborado pelo historiador viseense Alexandre Alves, o mosteiro de S. Cristóvão de Lafões passou por três fases: uma de ascensão e prosperidade, nos primeiros séculos; outra de decadência, que terá ocorrido nos séculos XVI e XVII e que culminou com um incêndio que destruiu a igreja; e seguiu-se a fase de reconstrução , iniciada em meados do século XVII. Neste momento, o Mosteiro constitui um hotel rural.

0 Responses to “SAO CRISTOVAO”

Enviar um comentário

  • IGUANA _ uma exposição com mofo
  • www.flickr.com
    This is a Flickr badge showing photos in a set called iguana. Make your own badge here.
Free Web Counter
XML

Powered by Blogger

make money online blogger templates



© 2006 mofo | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online.