mofo

mofo is having a massage [ mofo is getting a massage and will return soon ]


Soltar páginas de MOFO em Oliveira de Frades

Ainda acerca da Pensão Avenida, no Jornal do Centro...


" Uma fotonovela inspirada no livro “Pensão Central” de Miguel Torga abre e fecha o primeiro número da MOFO, um magazine outsider criado em Oliveira de Frades.
O objectivo central do MOFO é focado no editorial: “tornar-se um espaço onde histórias, conversas, imagens e relatos fiquem publicados como memória futura para quando os lugares, os espaços e as pessoas deixarem de existir”. Os quatro criadores do projecto assumem-se como recolectores da memória de Oliveira de Frades.
O primeiro número é dedicado ao tema “Pensões” e gira em torno da antiga Pensão Avenida (que agora tem apenas um habitante). Na altura em que havia linha ferroviária a ligar Aveiro a Viseu, “nos anos 30, as pessoas vinham para aqui, para apanhar bons ares”, conta Pedro Silva, um dos criadores da MOFO. “A Pensão Avenida teve como hóspede Azeredo Perdigão e nela eram feitas festas e tertúlias; era o Ministério da Cultura de Oliveira de Frades”, enfatiza o jovem.
A MOFO lançou um concurso de ideias que pretende desafiar arquitectos: criar uma proposta de reutilização do lote e edifício da antiga Pensão Avenida. No magazine são apresentados quatro projectos.
Diana Lopes (professora) Pedro Silva (arquitecto), Matias Pancho (designer gráfico e monitor na oficina de encadernação da ASSOL) e Teresa Machado (assistente editorial) começaram a burilar, há mais de três anos, o projecto de um magazine. Foi no Café Ideal, em Oliveira de Frades, entre trocas de livros e cd’s, que decidiram criar uma publicação outsider. Juntou-se a colaboradora “intermitente” Natasha Vila.
O título evidencia-se como a antítese do que pretendiam criar. “Eu sou uma mentira que diz a verdade”. Pegando nesta frase de Jean Cocteau, Teresa explica: “Mentira é o que pode suscitar o nome da revista, mas trata-se de dizer a verdade porque esse é o nosso pressuposto”.
Um projecto quase “ideal”, não representassem os 500 exemplares da MOFO mil euros de custos. “Estamos à procura de um mecenas”, dizem.
No dia 21 de Junho, esperam lançar o próximo número da revista, que irá contar com colaborações dos escritores Francisco José Viegas e Rui Zink.
A MOFO está a ser distribuída em algumas livrarias, como a Livraria da Praça (Viseu) ou O Navio de Espelhos (Aveiro). O projecto possui um blogue (mofomag.blogspot.com). "

Texto de Liliana Garcia

0 Responses to “Soltar páginas de MOFO em Oliveira de Frades”

Enviar um comentário

  • IGUANA _ uma exposição com mofo
  • www.flickr.com
    This is a Flickr badge showing photos in a set called iguana. Make your own badge here.
Free Web Counter
XML

Powered by Blogger

make money online blogger templates



© 2006 mofo | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online.