Ainda acerca da Pensão Avenida, no Jornal do Centro...
O objectivo central do MOFO é focado no editorial: “tornar-se um espaço onde histórias, conversas, imagens e relatos fiquem publicados como memória futura para quando os lugares, os espaços e as pessoas deixarem de existir”. Os quatro criadores do projecto assumem-se como recolectores da memória de Oliveira de Frades.
O primeiro número é dedicado ao tema “Pensões” e gira em torno da antiga Pensão Avenida (que agora tem apenas um habitante). Na altura em que havia linha ferroviária a ligar Aveiro a Viseu, “nos anos 30, as pessoas vinham para aqui, para apanhar bons ares”, conta Pedro Silva, um dos criadores da MOFO. “A Pensão Avenida teve como hóspede Azeredo Perdigão e nela eram feitas festas e tertúlias; era o Ministério da Cultura de Oliveira de Frades”, enfatiza o jovem.
A MOFO lançou um concurso de ideias que pretende desafiar arquitectos: criar uma proposta de reutilização do lote e edifício da antiga Pensão Avenida. No magazine são apresentados quatro projectos.
Diana Lopes (professora) Pedro Silva (arquitecto), Matias Pancho (designer gráfico e monitor na oficina de encadernação da ASSOL) e Teresa Machado (assistente editorial) começaram a burilar, há mais de três anos, o projecto de um magazine. Foi no Café Ideal, em Oliveira de Frades, entre trocas de livros e cd’s, que decidiram criar uma publicação outsider. Juntou-se a colaboradora “intermitente” Natasha Vila.
O título evidencia-se como a antítese do que pretendiam criar. “Eu sou uma mentira que diz a verdade”. Pegando nesta frase de Jean Cocteau, Teresa explica: “Mentira é o que pode suscitar o nome da revista, mas trata-se de dizer a verdade porque esse é o nosso pressuposto”.
Um projecto quase “ideal”, não representassem os 500 exemplares da MOFO mil euros de custos. “Estamos à procura de um mecenas”, dizem.
No dia 21 de Junho, esperam lançar o próximo número da revista, que irá contar com colaborações dos escritores Francisco José Viegas e Rui Zink.
A MOFO está a ser distribuída em algumas livrarias, como a Livraria da Praça (Viseu) ou O Navio de Espelhos (Aveiro). O projecto possui um blogue (mofomag.blogspot.com). "
Texto de Liliana Garcia
A associação cultural de arte e comunicação Oficinas do Convento vai realizar a segunda edição do evento cultural ANANIL, nos dias 2, 3 e 4 de Junho de 2006 em Montemor-o-Novo.
Já se encontra disponível para mais informações o web-site do evento:
http://www.ananil.com (em constante actualização)
+informação
Oficinas do Convento
Carreira de S.Francisco
Convento de S. Francisco
7050 - 160 Montemor-o-Novo
tel: 266899824
http://www.oficinasdoconvento
e-mail by Pepa
" Infelizmente, este vazio e indiferença cultural não é só em Oliveira de Frades. Em Portugal o culto da boçalidade começa a ganhar profundas raízes, o que, diga-se, não augura nada de bom para os tempos que aí vêm. [...] " *
serve o post para agradecer aos espíritos inquietos, ao bar da ponte, à liliana do jornal do centro e ao pessoal que assistiu ao lançamento da revista em vouzela.
*na caixa de comentários, há uns tempos atrás, pelos http://boassas.blogspot.com
aqui
via
matarbustos
Aqui a resposta
+ inspired by http://osdiasassim.blogspot.com/
Bar da Ponte
Vouzela
21.05.2006
15H
+ portugal centro
+ rádio vouzela
+ jornal do centro
+ espíritos inquietos
Sem hesitações, o percurso do M2, anunciado em Dezembro de 2005, ainda não chegou ao fim. O trilho encontra-se em obras (em Braço de Prata) muito perto da nossa Santa Apolónia. Neste travelling, fomos recolhendo alguns passageiros que responderam positivamente aos temas propostos. Nos diversos apeadeiros / paragens fomos enriquecendo o nosso M2 com outros conteúdos avançados pelos passageiros. A sequência papel - caderno - tipografia - texto - encadernação - escritor - editor - estante - biblioteca corresponde ao (nosso) anagrama-livro lançado para cima da mesa / tema deste número.
Adiante.
Segue-se um directório sob a forma de links ( think tanks ) relacionados com estes temas e a listagem dos passageiros nesta viagem . . .
Exposição de Fotografia. Patrícia Bastos. Bar. Roquivários. São Pedro. do Sul
via
espíritos inquietos
local expression arts
Chego à janela e vejo a rua com uma nitidez absoluta
0 Comments Published by POP on 06 maio 2006 at 16:13.+ wordsong - pessoa
via
origem das espécies
http://mintcar.blogspot.com/
http://booce.blogspot.com/
http://www.estevancarlos.com/
http://outnow.ch/
http://www.imdb.com/
desbravados nas margens do rio Vouga (Cunhedo, Zela e Vouga), que com a ajuda de 14 painéis de interpretação permitem descobrir um admirável mundo novo, onde os protogonistas são esquilos brincalhões, borboletas esvoaçantes, poldras engenhosas, lontras escorregadias, melros d’água radicais, rios serpenteantes, xistos paleozóicos, musgos reluzentes e fetos encarquilhados. Na montanha, onde os rios correm céleres na sua ânsia de chegar ao Vouga, há mais 3 trilhos por descobrir (Pisão, Gaia e Cambarinho).
+ portugal centro
+ jn.sapo.pt
+ addlap