mofo

mofo is having a massage [ mofo is getting a massage and will return soon ]


Fernão Joanes, Seia, Sabugueiro e Serra da Estrela

29 de Julho a 3 de Agosto

A transumância, como deslocação periódica dos gados entre regiões diferentes pelas suas características climatéricas, é determinada pela existência dos pastos, imprescindíveis para alimentar os animais. Apesar de ter sido durante séculos a base económica e social das populações rurais que a exerceram, é actualmente quase inexistente.
Deste modo, para tentar uma maior aproximação a esta realidade e por forma a conhecer mais profundamente a sua importância ao longo dos tempos, a Mó de Vida propõe-se acompanhá-lo pelas terras da Serra da Estrela, incluindo a participação na Festa da Transumância, realizada em Fernão Joanes.
De facto, estes pastores a partir do S. João (24 de Junho) deslocam-se com os seus rebanhos para os pastos da Serra para aí apascentar os animais durante a época de Verão. Estes rebanhos irão permanecer na Serra até finais de Agosto ou Setembro.
A Festa da Transumância em Fernão Joanes é uma homenagem aos pastores da aldeia e de um modo geral a todos os outros que levaram uma vida dura e solitária, reavivando assim, memórias de outros tempos.
A Festa da Transumância é promovida pela Camâra Municipal da Guarda e organizada pela Associação Cultural e Recreativa e pela Junta de Freguesia de Fernão Joanes.
Nestes dois dias, toda a acção desenrola-se pelas ruas da aldeia, as Eiras e junto à Capela Nª Sª do Soito.

1 Responses to “FESTA DA TRANSUMÂNCIA E OBSERVAÇÃO DA FAUNA E FLORA DA SERRA DA ESTRELA.”

  1. # Blogger kimikkal

    off-topic: gostei do teu blog, está muito completo, permite-me saber o que se vai passando em Oliveira de Frades,, terra pela qual nutro alguma afinidade por ter trabalhado aí.

    O tom ironico-corrosivo é a cereja no bolo...  

Enviar um comentário

  • IGUANA _ uma exposição com mofo
  • www.flickr.com
    This is a Flickr badge showing photos in a set called iguana. Make your own badge here.
Free Web Counter
XML

Powered by Blogger

make money online blogger templates



© 2006 mofo | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online.